Dificuldade de aprendizagem escolar é coisa séria.
- Géssica Nascimneto
- 23 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

A criança chora frequentemente para não ir à escola, demonstra grande irritabilidade durante a realização de tarefas de casa, relata ou demonstra dificuldade em lembrar-se das explicações da professora? Isto pode ser um indicador importante.
Não é de hoje que as neurociências e as teorias psicopedagógicas se deparam com limitações do desenvolvimento cognitivo infantil. Em muitos casos a evidencia de sinais e/ou sintomas relacionadas a quadros de desenvolvimento cognitivo atípico só ganham formas mais acentuadas durante o percurso escolar e normalmente se observa no ingresso aos anos de alfabetização.
Sabemos e é fundamental salientar que cada criança detém seu tempo para o alcance e avanço das fases do desenvolvimento, de modo que é comum que em uma sala de aula(alfabetização) por exemplo, algumas apresentem evolução mais rápida que outras.
Preguiçosa, desatenta, birrenta, agitada, inquieta, distraída. Lá se vai a lista de adjetivos que rodeiam muitas crianças durante o processo escolar.
Saturados muitos pais se desesperam sem saber com ajudar seus filhos a superar as dificuldades escolares, que por vezes acompanham a criança até a adolescência e segue para a vida adulta.
Atualmente tem se tornado comum o surgimento de angustias em relação a muitos diagnósticos vistos nas mídias sociais. Alguns pais movidos por leituras rasas sobre Transtornos ou Distúrbios de aprendizagem se desesperam correlacionado toda descrição clínica ao modo do filho se comportar.
Mas sabemos ainda que durante este processo muitos são os atravessadores que podem influenciar diretamente no processo de aprendizagem cognitiva escolar de uma criança.
As queixas dos professores e da escola se estendem e justificam todo sofrimento durante a realização de tarefas de casa.? Nesses casos o mais indicado é procurar suporte profissional.
Sem dúvidas a família necessita de apoio profissional, um médico especialista pode após investigação clínica direcionar a família no enfrentamento de possíveis diagnósticos.
Investigações psicológicas ou neuropsicológicas também podem apontar Hipóteses Diagnósticas que favoreçam suporte às dificuldades da aprendizagem.
Mas, é importante destacar que só um médico especialista pode atribuir diagnóstico clínico a uma criança, pois para isso a medicina apresenta seus critérios classificações.
Após é importante seguir as orientações, buscar as intervenções multiprofissionais quando recomendadas e em casos seguir corretamente a ministração de medicamentos.
Suporte psicológico para criança e para família pode significar uma ferramenta eficaz no enfrentamento dos quadros clínicos, assim também como podem ser necessários para intervenções direcionas e precisas.
Com tudo isso uma coisa é certa, a criança precisa ser ouvida pelos pais, estes precisam estar atentos ao comportamento da criança em relação as suas atribuições escolares. Assim também como acompanhar o desenvolvimento dos filhos faz toda diferença no resultado da educação escolar, buscar ajuda profissional pode ser um divisor de águas quando o assunto é dificuldades de aprendizagem.
Comments